Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, funcionando para múltiplos fins, inclusive assumindo cada vez mais importância para o mundo do trabalho/negócios. Muitos aplicativos, dentre eles o WhatsApp, o Facebook e o Instagram, são cada vez mais utilizados para fins profissionais.
Dentro de um contexto onde o smartphone representa praticamente uma extensão do corpo das pessoas, você já deve ter se perguntado: “Qual é o melhor smartphone que eu poderia comprar hoje?” Se você já se fez essa pergunta, mas não consegue ter uma resposta satisfatória, vamos tentar te ajudar, mostrando alguns passos para que você possa adquirir um smartphone novo.
Na compra de smartphones as pessoas procuram não apenas por um bom preço, mas também levam em conta outros aspectos, tais como: a reputação da marca, a facilidade de uso, o tamanho da tela, o tipo de processador, a atualização do modelo, a qualidade da câmera traseira a autonomia da bateria ou se o aparelho é de fácil usabilidade.
Todos estão à procura de um produto com um bom custo/benefício que pode ser expresso pela relação entre o orçamento disponível e as qualidades técnicas que possam suprir suas necessidades diárias de comunicação e demais facilidades para o dia a dia.
Pense sobre o que você quer de um smartphone. Você quer ouvir músicas? Assistir vídeos? Quer jogar joguinhos com gráficos melhores no aparelho? Pretende tirar muitas fotos e fazer muitos vídeos? Você quer um aparelho que substitua parcialmente um notebook ou computador? Vai usar serviços de streaming ou prefere armazenar tudo na memória do aparelho? As respostas que você vai dar a essas perguntas já são um bom começo para te orientar rumo às características que você mais precisa de um aparelho smartphone.
Mas, diante da grande variedade de marcas e modelos, comprar um que seja de sua preferência pode ser um pouco difícil, tornando complicado saber, dentre tantos, qual o mais adequado ao seu estilo de vida.
Entretanto, escolher um smartphone não é uma tarefa tão difícil como parece, mas demanda um pouco de planejamento e pesquisa.
Para te ajudar, elaboramos algumas diretrizes elencadas abaixo para que você possa fazer a melhor escolha para adquirir um smartphone bom, barato e adequado às suas necessidades.
A ideia aqui é mais oferecer algo como um guia que leva em conta uma série de aspectos, tendo em mente que o fator mais importante, e o primeiro passo a ser dado, é definir o quanto você pode gastar.
A primeira coisa que você deve decidir é qual o seu limite de gasto com o produto. E isso só você poderá fazer. Ao determinar seu orçamento e ver o que está disponível em sua faixa de preço, você já reduz suas escolhas na hora da compra. Entretanto, há algumas coisas que você precisa saber.
É certo que quanto mais para baixo você for na escala de preços, mais simples serão os aparelhos. Assim, se você está limitado a valores mais baixos, não pode esperar que o smartphone tenha um excelente desempenho sem travar eventualmente ou apresentar a melhor das resoluções.
Em geral, os smartphones de melhor custo-benefício custam, atualmente, entre R$1.500,00 e 2.000,00 , mas é possível encontrar coisas boas por menos – especialmente ficando atento às promoções. Isso vale tanto para aparelhos intermediários do ano corrente, quanto para tops de linha de gerações anteriores. Atente apenas para o fato de que aparelhos lançados há mais de 2 anos já estão defasados e sem garantia de atualizações.
Evidentemente, aqueles que estão entre os mais caros têm mais chances de ser melhores, porém, quanto mais você sobe nas faixas de preço, menor é a diferença entre as vantagens que um celular oferece e as que você encontra nos que estão logo abaixo dele.
Na maioria dos casos, os telefones que custam um pouco mais barato irão atendê-lo tão bem quanto aqueles mais caros, mas talvez, nesses casos, seja necessário sacrificar a resolução da tela, a qualidade da câmera ou a velocidade de carregamento dos aplicativos.
Os telefones mais antigos também são uma opção, pois quando novos aparelhos chegam, a tendência é que os preços daqueles da geração anterior caiam. Procure por modelos top de linha do último ano ou 18 meses, e você pode se surpreender ao ver que você pode colocar no seu orçamento aparelhos ainda muito capazes.
Sabemos que muitas vezes acontece um imprevisto e você acaba sendo forçado a comprar um aparelho com pressa para não ficar sem esse instrumento tão importante na vida moderna. Porém, o ideal é realmente se planejar, sempre que for possível.
Assim, se seu celular está começando a incomodar, não espere que ele pare de funcionar de vez e você precise fazer esse investimento às pressas. Comece já a pesquisar e, Inicie aqui, e se possível, junte o quanto puder para conseguir pagar o próximo à vista, garantindo o menor preço possível. E, mesmo que você acabe tendo que parcelar, pelo menos terá dinheiro separado para as primeiras parcelas.
Você também pode aproveitar momentos como a Black Friday, o dia do consumidor ou as liquidações depois da virada do ano, por serem ótimos para encontrar promoções de aparelhos lançados há até 3 meses.
Enquanto se planeja financeiramente para a compra, você também deve fazer o levantamento daquilo que você deseja do seu smartphone novo.
É importante partir do pressuposto de que não existe um smartphone que seja o melhor em absolutamente todos os quesitos. Desse modo, você vai precisar decidir quais são suas prioridades.
Você quer um celular lindo, com visual moderno ou não liga para a aparência, desde que seja funcional? Você quer um aparelho com uma câmera melhor e mais inteligente ou apenas um que seja fácil de usar? Deseja o hardware mais poderoso e a tela de maior qualidade para jogar e ver vídeos ou algo que aguente de tudo com uma bateria que dure mais? É isso que você vai precisar decidir neste momento. Sabendo em quais pontos você quer que o celular se saia melhor, fica mais fácil partir para o passo seguinte.
Pra te ajudar nesse quesito, elencamos alguns itens que imaginamos que podem ser importantes pra você:
Depois de ter determinado os elementos mais importantes que seu smartphone deve ter, está na hora de dar o próximo passo.